Preço de custo x preço de venda: como melhorar sua gestão financeira

Palestrante Ivan Achcar explica formas de agregar valor sem encarecer custo final

Finalizando o primeiro dia das palestras no 31º Congresso, o cozinheiro e fundador da Escola de Gestão e Gastronomia, Ivan Achcar, explicou ao público sobre gestão financeira nos estabelecimentos de gastronomia.

Para todo empresário o foco é produtividade para obter lucro; tudo isso sem gastar muito. Para isso, infelizmente, não existe fórmula mágica, mas algumas observações simples podem ajudar a alcançar o resultado desejado.

Segundo Ivan, para aumentar o lucro é preciso entender o Custo de Mercadoria Vendida (CMV) e trabalhar com este percentual. “Para aumentar preço é preciso aumentar valor. E como vou falar com meu consumidor sobre isso para justificar o aumento?”, questionou o palestrante.
Ainda de acordo com o fundador da EGG, existem três fatores que podem justificar o preço de determinado produto. A técnica, a referência e o repertório. De forma bem didática, ele explicou cada uma.

A técnica é quando você domina aquilo que faz. Se você fala alemão, por exemplo, você tem conhecimento sobre isso. Caso contrário, você não tem domínio sobre isso.

A referência está ligada com a cultura e com emoção. Um exemplo clássico é quando você entra numa coccina italiana e sente-se verdadeiramente na Itália.
E o repertório é sobre o que você domina fazer até alcançar um nível de (quase) perfeição. Igual quando você treina muito para obter melhores resultados em diversas áreas.

Ao finalizar, Ivan ainda disse sobre a importância de educar a brigada. “Quanto mais instruído for seu time de atendimento, melhor ele vai vender”, explica o palestrante.

Acompanhe as redes sociais da Abrasel com a #CongressoAbrasel e fique por dentro de todas as palestras. O 31º Congresso Abrasel é a uma realização da Abrasel em parceria com a revista Prazeres da Mesa e o Centro Universitário IESB. Os patrocinadores são: Alelo, Ambev, Banco do Brasil, Coca-Cola Brasil, Ecolab, Philip Morris Brasil, Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Sodexo, Souza Cruz, Stone e Ticket. A parceria é com a Unecs. Os parceiros de mídia são o jornal Correio Braziliense, e as revistas Prazeres da Mesa e Bares e Restaurantes. Os apoiadores são Camanor, CNC Sesc e Senac, Fispal Food Service, Secretaria de Turismo do Distrito Federal e Tres. O apoio institucional é do Sebrae.