EMPREENDER EM FAMÍLIA: OS PILARES DO SUCESSO CENTENÁRIO DA SALTON

Luciana Salton, diretora-executiva da Vinícola Salton, participa do 31º Congresso Nacional Abrasel e Mesa ao Vivo Brasilia compartilhando boas práticas de gestão que levaram ao sucesso da marca


De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae no último ano, a cada quatro empresas abertas no País, uma fecha as portas antes de completar dois anos de funcionamento. Superando os desafios diários de empreender no Brasil, uma das marcas que se destaca é a Vinícola Salton, tendo passado de um século de existência, com premiações e o posto de líder nacional nas vendas de espumantes. Luciana Salton, diretora-executiva da empresa e representante da quarta geração da família Salton no comando dos negócios, é uma das palestrantes confirmadas no 31º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília e conta um pouco sobre como o grupo lida com esses desafios e consegue manter a marca em evidência ao longo dos anos. O evento acontece nos dias 14 e 15 de agosto e é realizado pela Abrasel em parceria com a Prazeres da Mesa e IESB. Inscrições abertas, clique aqui e garanta sua vaga.

“Sempre adotamos uma postura muito sustentável, sabemos que crescer no Brasil e principalmente, no mercado (de bebidas) não pode ter imediatismo. Para ter um sucesso duradouro é preciso prudência e visão a longo prazo. Somos uma empresa entre a razão e emoção”, afirma Luciana.

Sobre as transições de gestão, ela conta que a empresa é baseada em quatro pilares, que ajudaram a garantir que o negócio continuasse a dar certo: tradição, família, espírito e transformação.

A Salton aposta na preparação de pessoas com mais autonomia e alinhadas com os valores da empresa. “Assim, quando um de nós não está presente, o negócio flui com o mesmo amor. Nossa gestão se profissionalizou e hoje é capaz de repassar esses valores. Temos cerca de 520 colaboradores e nosso desafio é, sem dúvida, fazer com que essa história continue”.

Em algumas cidades, pelo menos uma vez a cada semestre, é realizado um trabalho de aproximação dos colaboradores da Vinícola. “Juntamos o pessoal para apresentar os resultados, avaliações de desempenho, sempre com muita franqueza para criar um ambiente saudável, de pessoas trabalhando felizes e otimistas. Inclusive, temos um Comitê dos Colaboradores, que se reúne com a gestão regularmente”, conta.

Ela lembra que também é preciso humildade e equilíbrio. Ao mesmo tempo que devem trabalhar pautados em tudo o que já foi feito e no que a empresa viveu, também devem estar atentos ao mercado. “Estamos sempre lançando novos produtos. Temos a nossa fortaleza, mas a cada dia temos mais concorrentes, então precisamos sempre reforçar a qualidade da marca e não tem nada melhor do que uma taça com espumante na mão para garantir o que falamos”, brinca a diretora. Para Luciana, o que diferencia a Salton no mercado, é a capilaridade de distribuição e a relação construída pelo comercial com os clientes. "É uma relação de décadas, pautada na filofosia do respeito e cuidado com cliente", complementa.

Luciana conta que sempre quis trabalhar na empresa, por isso fez o curso de Administração. Além dela, outros cinco membros da família também ocupam funções na Salton. Quando questionada sobre os desafios de trabalhar com familiares e o relacionamento no dia-a-dia, ela afirma não ser tão simples. “Mas, se é para o bem do negócio, seja com família ou não, temos que tentar esquecer algumas questões e ter respeito. Sabemos que o sucesso de ontem não nos leva pra frente”, garante.

Salton em números (2018)

- Faturamento bruto de R$ 362 milhões
- 63,4% da receita oriunda dos fermentados (espumantes 39,8% total e vinhos 23,6%)
- Receita líquida de R$ 215,7 milhões (crescimento de 9,2% em comparação com 2017)
- Lucro líquido de R$ 3,6 milhões

No dia 15 de agosto, Luciana estará no 31º Congresso Nacional Abrasel e Mesa ao Vivo Brasilia compartilhando mais detalhes sobre esse case de sucesso. “A Salton teve muitos marcos ao longo desse tempo, vamos mostrar pontos de tendências de mercado e diversificação de portfólio”, adianta.

Congresso Abrasel

O 31º Congresso Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília é considerado o maior evento de conhecimento e relacionamento do setor de alimentação fora do lar no Brasil. Em 2019, o evento acontece nos dias 14 e 15 de agosto na capital federal. Os patrocínios são da Alelo, Ambev, Coca-Cola Brasil, Ecolab, Philip Morris Brasil, Sodexo, Souza Cruz e Ticket. Para associados Abrasel o ingresso para o evento completo é R$ 199.