DO INFERNO AO CÉU: MARA ALCAMIM MOSTRA COMO QUEBROU E SE REINVENTOU COMO UMA CHEF MAIS COMPLETA

Em 2011, a chef Mara Alcamim havia expandido seus negócios e construiu um império gastronômico em Brasília. “Era a chef mais metida a besta da cidade”. Com uma crise financeira, perdeu tudo e chegou “ao fundo do poço”, segundo ela mesma. Ameaçada de morte por direitos trabalhistas de ex-funcionárias, pagou mais de R$ 2 milhões em dívidas para a rescisão de 250 funcionários. Para contar sua virada de sucesso, ela se apresentou nesta quinta-feira (15) no 31º Congresso Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília com a palestra “O ano que eu morri: aprendizados e reflexões de uma chef que quebrou e deu a volta por cima”.

No processo de auto-reinvenção, a chef destacou cinco pontos importantes para o aprendizado pessoal, um processo que ela batizou como “da merda à felicidade”:

Admita os erros;
Saiba perdoar;
Você tem que mudar;
Seja grato e ame;
Aperte o f****.

Com direito a um "strip-tease" do dólmã onde revelava a camisa de baixo, com os escritos "foda-se", a chef contagiou a todos com seu jeito extrovertido e espontâneo, mas ainda assim, não deixou de dar seu recado. “Se eu hoje não tenho todas as empresas que eu tinha, é porque estou aprendendo que meu caminho é outro: meu olhar pra cozinha, para os orgânicos, para o pequeno produtor e para um ambiente de trabalho feliz. Estou mais ligada nas minhas verdades do que os prêmios que eu ganhei falavam o que eu tinha que fazer”.

Congresso Abrasel

O 31º Congresso Abrasel é a uma realização da Abrasel em parceria com a revista Prazeres da Mesa e o Centro Universitário IESB. Os patrocinadores são: Alelo, Ambev, Banco do Brasil, Coca-Cola Brasil, Ecolab, Philip Morris Brasil, Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Sodexo, Souza Cruz, Stone e Ticket. A parceria é com a Unecs. Os parceiros de mídia são o jornal Correio Braziliense, e as revistas Prazeres da Mesa e Bares e Restaurantes. Os apoiadores são Camanor, CNC Sesc e Senac, Fispal Food Service, Secretaria de Turismo do Distrito Federal e Tres. O apoio institucional é do Sebrae.